segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aceitar e compreender que somos diferentes

É interessante perceber como as pessoas em geral reclamam que os outros não tem a mesma visão, a mesma inteligência, a mesma sensibilidade, a mesma cultura que elas mesmas. Insistem em se colocar, como se a sua verdade fosse única e absoluta, sem sequer ouvir e valorizar o que o outro tem a dizer.

É natural que existam temperamentos, culturas , percepção e velocidade de pensamento diferenciados. Podemos optar por não ter como sócios, esposos ou melhores amigos alguém que, por suas características não nos alimente e complete, não compartilhe de valores e princípios semelhantes.

Porém, o que seria do mundo se existissem apenas pessoas iguais a nós?, todas as nossas qualidades não seriam avaliadas como tal pois todos as teriam, e será que iriamos suportar ver todos com os mesmas deficiências que nós? O que aconteceria ? quanta coisa deixaria de existir, se houvesse uma única tipologia pessoal. Essa diversidade é que torna nosso mundo rico, um mundo de infinitas possibilidades. Todas as pessoas possuem qualidades e deficiências. Estamos todos aprendendo e evoluindo, alguns com maiores oportunidades de aprendizado (intelectual e vivencial) do que outros.

É necessário amplificar nossa aceitação e compreensão. Acolher e ouvir o outro sem juizo, imparcialmente, aprender com cada pessoa que encontramos e dar um pouco de si também.

E assim os relacionamentos a sua volta serão melhores.

Como dizia Charles Chaplin – “Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

Texto de Andrea Bertoncel - Coaching
tel:11 5531.2151 cel: 9806.6308
contato@andreabertoncel.com.br
http://www.andreabertoncel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário